• semanarioradio

Vasco Cordeiro inaugura Escola do Mar que tem “ambição” de ser referência na formação nesta área

O Presidente do Governo inaugurou hoje a Escola do Mar dos Açores, que representou um investimento de cerca de 7,2 milhões de euros e que tem a “ambição” de, a partir da ilha do Faial, se constituir como uma referência nacional e internacional na formação de profissões ligadas a esta área.


GaCS (c)


“É para mim um orgulho inaugurar esta Escola do Mar dos Açores (EMA), desde logo, pelo facto deste investimento de cerca de 7,2 milhões de euros trazer em si mesmo o sonho e a ambição, ambos justificados, de vir a constituir um dos melhores estabelecimentos de formação nesta área”, afirmou Vasco Cordeiro.


Numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, integrada na visita de dois dias do Governo ao Faial, o Presidente do Executivo açoriano salientou que a EMA é uma aposta que valoriza também o país, ao criar condições acrescidas para o reforço da oferta de oportunidades de qualificação numa área de importância emergente a nível europeu e mundial, como é o Mar.


Depois de saudar os parceiros neste projeto - a Universidade dos Açores, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a Câmara Municipal da Horta -, Vasco Cordeiro adiantou que esta é uma escola moderna, funcional, equipada com diversas valências e concebida para desenvolver uma formação de excelência, a qual arranca já no próximo ano letivo, ou seja, ainda neste ano civil.


“Mas, se é certo que a Escola do Mar, a partir de hoje, está já em condições de cumprir a sua missão de formação e de qualificação de recursos humanos em diversas profissões ligadas ao Mar, gostaria de salientar que queremos ir mais longe. E ir mais longe, neste sentido, é adicionar a este núcleo central desta instituição, dois outros aspetos que reputo da maior importância”.


Segundo disse, o primeiro desses aspetos tem a ver com uma componente que colocará a formação ministrada na EMA num outro patamar de atratividade, de importância e de afirmação

externa.



GaCS (c)


“Assim, a partir de outubro próximo, integrar-se-á na Escola do Mar dos Açores o Parque de Limitação de Avarias, o qual será a mais moderna infraestrutura do género no país. Para além de permitir todas as certificações exigidas ao nível internacional, este Parque de Limitação de Avarias garante à EMA formação certificada internacional em duas áreas fundamentais: segurança no mar e limitação de avarias. Isso permite que venha a ser uma referência também na formação avançada de combate a incêndios e mergulho profissional”, salientou.


O segundo aspeto está relacionado com aquilo que a Escola do Mar pretende ser, ao nível do seu potencial de captação de formandos, adiantou o Presidente do Governo, para quem a área de intervenção desta escola não se esgota, nem na Região, nem no país, mas, a partir da ilha do Faial, pretende ir mais longe, por exemplo, através da colaboração com os países de língua oficial portuguesa.


“Assim, posso anunciar que o Governo dos Açores vai avançar para a recuperação dos quatro blocos de apartamentos localizados nas imediações deste edifício central, num investimento de cerca de um milhão de euros. Este investimento significativo, destinado a apoiar formadores e formandos de outras ilhas da Região, do continente e do estrangeiro que se desloquem ao Faial, contribuirá para que a Escola do Mar dos Açores assuma cada vez mais a natureza de um verdadeiro ‘campus’, criando condições para, a partir desta ilha, afirmar a Região nesse domínio da qualificação e valorização profissionais”, referiu.



Rádio Azores High / GaCS

390 visualizações

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now