• semanarioradio

Tiago Ferreira, Campeão Europeu de XCM já começou o desafio de 24 horas a pedalar

O português, Tiago Ferreira, atual campeão Europeu de XCM e campeão do Mundo de XCM em 2016 vai tentar acumular o máximo de desnível positivo que conseguir num espaço de 24 horas.


Tiago Ferreira já começou a sessão de 24 horas na qual tentará acumular o máximo de desnível positivo que conseguir. Para o fazer, percorrerá um percurso com uma subida de 1.5km e com 214 metros de desnível, repetidamente, até ao final das 24 horas, enfrentando pelo caminho o calor do dia e o desconhecido da noite.





Tiago Ferreira afirmou à Red Bull "O desgaste físico, a todos os níveis, vai ser brutal. Ainda para mais estão a dar temperaturas a rondar os 30ºC", revela o atleta português. "A subida de 1.5km terá 50 metros de sombra. Aquilo é um buraco, super abafado. É muito quente e não corre ar. Acho que a nível de desidratação e de esforço vai ser brutal."



Apesar do desafio inédito, Tiago não alterou o seu regime de treino nem de alimentação. "Eu continuei a treinar o número de horas semanais que treinava. Tenho feito um treino mais longo por semana, mas vou reduzir a outro que tivesse durante essa mesma semana", explica. "O número de horas semanais vai bater ao mesmo. Não fiz nenhum tipo de preparação de treino à noite, por isso não houve nada de específico."



A nível de equipamento, o atleta da DMT Racing Team manteve, na grande maioria, aquilo que usa e de que gosta. "Num desafio de 24 horas nós não podemos fazer alterações muito grandes porque não nos vamos habituar e vai ser pior", refere Tiago. Isso não quer dizer, porém, que não tenha mudado nada.



"Eu por norma uso um prato 26 e para este dia vou pôr um prato 32. Torna-se mais fácil de subir. Se fosse para andar ali quatro ou cinco horas não precisaria de fazer essa alteração, mas com um desgaste tão grande acho melhor. Tentei mudar alguns componentes de forma a tornar a bicicleta o mais leve possível porque, lá está, ao fim de cinco horas todas as gramas fazem diferença."



© HUGO SILVA/RED BULL CONTENT POOL


A gestão do esforço e desempenho físicos será feita com o auxílio de ferramentas já habituais na bicicleta de Tiago Ferreira. "As pedaleiras têm um medidor de potência que te deixam ver o teu desgaste e o que vais a fazer de forma a que, por exemplo, não faças uma subida a 70% da tua capacidade e outra a 30%", diz Tiago Ferreira sobre o que equipamento que o ajuda a ser "o mais regular possível". Além disso, refere, levará "bandas cardíacas, que também ajudam a ter uma real noção do esforço". "Será um ponto chave para poder dosear e controlar o meu esforço durante tanto tempo", conclui.


Diferentes postos de abastecimento com diferentes focos estão planeados para ajudar Tiago ao longo das 24 horas. "Vamos fazer uma zona de abastecimento no ponto mais baixo com água, Red Bull e pouco mais. Em termos de comida não terei ali grande coisa", diz o Campeão Europeu de XCM. "Vamos fazer o abastecimento mais rico no ponto mais alto, porque me permite poder comer e fazer a descida. Dá tempo ao corpo de absorver essa comida."



Conciliar paragens necessárias com aquela que é, na essência, uma corrida contra o tempo não será fácil. O objetivo é tanto tempo das 24 horas quanto lhe for possível para cifrar o maior número de desnível positivo acumulado que conseguir.



"A minha ideia será fazer a primeira paragem ou às seis horas ou aos 5000 metros de desnível. O que chegar primeiro será o barómetro", refere, acrescentando que as paragens em mente terão 20 minutos, "não mais do que meia hora".

"Meia hora será o limite máximo. Permitir-me-á comer uma coisa mais sólida de maior sustento, para me conseguir aguentar. depois faço contas de fazer outra paragem para montar as luzes na bicicleta e por volta da meia noite, uma da manhã, fazer uma paragem para voltar a alimentar-me de forma mais consistente. Terei de gerir muito bem, mas quero aproveitar o máximo de tempo possível dessas 24 horas."




Rádio Azores High / Red Bull

10 visualizações

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now