• semanarioradio

Secretária Regional da Saúde garante continuidade do projeto GIROS para prevenção das dependências

A Secretária Regional da Saúde renovou o acordo de cooperação financeira com a Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira, garantindo a continuidade do projeto GIROS (Grupo de Intervenção de Riscos para a Operacionalização em Saúde) na prevenção de comportamentos de risco, aditivos e dependências nas nove ilhas dos Açores.



GaCS (c)

Teresa Machado Luciano, que falava terça-feira na cerimónia de assinatura do acordo, afirmou que este projeto “assume relevo na estratégia regional para a promoção de estilos de vida saudáveis”, uma vez que atua em “contextos decisivos para a adoção de comportamentos aditivos”, designadamente em escolas, espaços recreativos e de divertimento noturnos e em meio prisional.


Para a governante, importa “promover a tomada de decisões promotoras de estilos de vida saudáveis”, combatendo os fatores de risco e maximizando os fatores de proteção para o consumo de substâncias psicoativas.


A Secretária Regional destacou a capacidade de adaptação da Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira, que alargou o programa GIROS à prestação de apoio psicossocial através da Linha de Saúde Açores, no contexto da pandemia de COVID-19, a fim de evitar comportamentos de risco em contexto de emergência de saúde pública.


A titular da pasta da Saúde lançou ainda um desafio para a constituição de Redes Locais de Intervenção e para a implementação dos Planos de Ação dos concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, sublinhando a necessidade de “uma intervenção territorializada, consistente e contínua, na área das dependências, em cada um dos 19 concelhos dos Açores”.

As Redes Locais de Intervenção já estão constituídas em sete concelhos dos Açores, nomeadamente Calheta e Velas, em São Jorge, Santa Cruz, na Graciosa, Vila do Porto, em Santa Maria, e Lajes, Madalena e São Roque, na ilha do Pico, devendo estender-se aos restantes até ao final do ano.


O acordo de cooperação formalizado com a Casa do Povo de Santa Bárbara da Ilha Terceira para o período 2020-2022, põe em marcha, no âmbito do projeto GIROS, a unidade móvel do programa Haja Saúde nas nove ilhas dos Açores.


O projeto GIROS realizou 144 intervenções em 2019, envolvendo 15.132 participantes, dos quais 9.694 jovens.


A sua ação abrangeu vários festivais e festas da Região, como a Semana do Emigrante, nas Flores, o Cais de Agosto, no Pico, a Maré de Agosto, em Santa Maria, e a Semana do Mar, no Faial.


Foram ainda realizadas ações em contexto comunitário nas ilhas Terceira, Pico, Graciosa e Faial, de âmbito escolar nas ilhas de São Miguel e de São Jorge, e em ambiente laboral nas ilhas de São Jorge e Corvo.



Rádio Azores High / GaCS

24 visualizações

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now