- semanarioradio
Sérgio Ávila revela que 82,6% dos jovens que concluíram o Estagiar em 2018 conseguiram emprego
O Vice-Presidente do Governo revelou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que 82,6% dos jovens que concluíram o programa Estagiar L e T em 2018 estão a trabalhar, resultado que considerou ser “o melhor de sempre”.

“Gostaria de aqui anunciar, é a primeira vez que o assumimos, que, concluído o inquérito referente aos estagiários que acabaram em 2018 o Estagiar L ou T, 82,6% conseguiram trabalho até seis meses após a conclusão do estágio”, afirmou Sérgio Ávila, que falava quinta-feira durante um debate sobre esta medida.
“Há um aumento de 60% para 82,6%”, frisou o Vice-Presidente do Governo, que considerou este aumento como o “mais significativo” e que “demonstra bem a eficácia destes programas, que são complementares com as outras medidas de emprego”.
“É o melhor resultado de sempre em termos de empregabilidade jovem, após o estágio”, afirmou Sérgio Ávila.
Na sua intervenção, abordou também outras medidas, igualmente demonstrativas do sucesso dos programas de apoio à empregabilidade jovem, como o Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T (PIIE).
Nesse sentido, referiu que o PIIE “já apoiou a contratação de 2.249 jovens após a conclusão do estágio”, acrescentando que “268 foram diretamente contratados, sem termo, no quadro da medida de Estabilidade Laboral Permanente (ELP), disponibilizada pelo Governo dos Açores".
O titular da pasta do Emprego salientou ainda que atualmente há “2.366 jovens a beneficiar do Estagiar”, medida criada em 1998.
De acordo com o Vice-Presidente do Governo, esta medida “tem evoluído muito positivamente”, garantindo que “tem contribuído para o aumento muito significativo da empregabilidade jovem”.
Por outro lado, referiu que a taxa de desemprego jovem nos últimos 12 meses regista "uma redução de 25%, face ao que existia no período anterior”.
Semanário Rádio/ GACS