• semanarioradio

Regionais: Promoção da igualdade entre homens e mulheres “tem que começar na escola”

Segundo nota do Bloco de Esquerdas Açores, os Açores têm a maior taxa de prevalência de violência doméstica do país. Para inverter este cenário e promover a igualdade de género, o Bloco de Esquerda defende uma aposta forte na sensibilização em todas as escolas da Região. “O trabalho de mudança de mentalidades tem que começar pelas escolas, porque os jovens de hoje são os adultos de amanhã”, disse António Lima após uma reunião com a UMAR, hoje, em Ponta Delgada.



BE-Açores (c)


O primeiro candidato do BE às próximas regionais assinalou também o facto de, em média, as mulheres receberem salários mais baixos que os homens, mesmo que desempenhem funções idênticas. “A discriminação de género faz-se sentir no mundo do trabalho, quer pela desigualdade salarial entre homens e mulheres, quer pelas dificuldades de conciliação da vida familiar com a vida profissional que as mulheres enfrentam”, disse António Lima, que considera que a Inspeção do Trabalho tem que ter uma atenção especial para estas questões da desigualdade de género e desigualdade salarial.


O candidato do Bloco apresentou a proposta de criação de um concurso de ideias com a participação de todas as escolas dos Açores, envolvendo o governo, o parlamento, e a comunicação social pública, nomeadamente a RTP e RDP, como forma de “promover o pensamento e a reflexão sobre a igualdade de género”.


A par deste trabalho com as crianças e jovens para mudar mentalidades a longo prazo, o Bloco defende também uma intervenção imediata, aumentando o apoio às vítimas de violência e às associações que se dedicam a esta matéria, como a UMAR, que “com mais recursos humanos poderia fazer a diferença na vida de muitas mulheres”.


“Um problema com esta gravidade tem que ser prioridade para qualquer governo”, explica António Lima.


“Enquanto existir violência doméstica e desigualdade de género não podemos descansar e temos que investir em primeiro lugar é na escola”, concluiu o candidato do Bloco de Esquerda.




Rádio Azores High / BE-Açores

5 visualizações

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now