© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
  • semanarioradio

Primeiro caso de COVID-19 confirmado na ilha Terceira

A Autoridade de Saúde Regional informa que, relativamente aos oito casos suspeitos reportados sábado, as análises laboratoriais revelaram que sete casos tiveram resultado negativo e um caso teve resultado positivo para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19.

O resultado positivo aguarda contra-análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

O caso positivo corresponde a um indivíduo do sexo feminino, de 29 anos, residente na ilha Terceira, com história de passagem recente por Amsterdão, na Holanda, e Felgueiras, em Portugal continental.

Neste momento, apresenta situação clínica estável e está internada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.



Após contacto com a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24 -, no passado dia 12 de março, e não reunindo critérios para caso suspeito, foi sinalizado e vigiado ativamente, através de contactos bidiários, tendo cumprido isolamento profilático.

Com a nova definição de caso suspeito hoje adotada, foram desencadeados os procedimentos de colheita de amostra biológica e avaliação laboratorial no Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular (SEEBMO) do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Neste momento, estão em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e as Autoridades de Saúde estão a promover a vigilância de contactos próximos.


A jovem viajou no voo Ryanair FR6037 Porto/Terceira, do dia 09 de março, no lugar 23 E.

Os passageiros do referido voo que ainda não tenham recebido contacto da Autoridade de Saúde Regional devem ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 24 60 24.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.


Para mais informação, deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, bem como o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.


Semanário Rádio / GaCS

229 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now