• semanarioradio

Município da Povoação com cordão sanitário até 13 de Abril

O Governo dos Açores, após recomendação das autoridades de saúde concelhia e regional, ter ouvido o Município da Povoação e em articulação prévia com o Representante da República para os Açores, determinou o estabelecimento de um cordão sanitário no concelho da Povoação, ilha de São Miguel, até às 00H00 de 13 de abril.



Esta decisão, que se afigura fundamental para a proteção da saúde pública, surge da necessidade de conter a população da Povoação no seu concelho, onde, nas últimas 24 horas, foram registados vários casos positivos pelo novo coronavírus.

O Governo dos Açores determinou igualmente interditar a circulação e permanência de pessoas na via pública naquele concelho, exceto para deslocações necessárias e urgentes, devidamente autorizadas pela Autoridade de Saúde Regional.

Tendo-se verificado casos de transmissão local, foi considerado, assim, necessário proceder a esta contenção de mobilidade da população para permitir a identificação dos contactos próximos dos casos positivos, com vista à respetiva colheita de amostras biológicas para análise laboratorial.

Esta situação está a ser acompanhada pela Delegação de Saúde Concelhia, em articulação com as demais entidades envolvidas, designadamente autarquias, forças de segurança e bombeiros, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos.

A Autoridade de Saúde Regional alerta que o não cumprimento do período obrigatório de quarentena constitui crime de desobediência e, como tal, será apresentada queixa dos infratores às autoridades judiciais.

Reitera ainda que a saúde de toda a comunidade depende do estrito cumprimento das decisões e recomendações da Autoridade de Saúde Regional e das Delegações de Saúde Concelhias.

Em caso de sintomas, lembre-se de que não deve procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas sim ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.

Para mais informação, deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia, em http://covid19.azores.gov.pt, ou a página de Facebook da Direcção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

Está disponível também o endereço de correio electrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adoptadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.


Semanário Rádio / GaCS

114 visualizações

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now