• semanarioradio

Horta acolhe de 2 de Março a 2 de Abril Curso Nadador Salvador

A Direção Regional dos Assuntos do Mar informa que estão abertas as inscrições para quatro cursos de nadadores salvadores que vão decorrer este ano nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel.



A primeira ilha a acolher um curso de nadador salvador será o Faial, cuja formação vai decorrer, na Horta, entre 2 de março e 2 de abril, seguindo-se a ilha Terceira, com um curso agendado para a Praia da Vitória, entre 5 de março e 7 de abril.

De 18 de março a 23 de abril realiza-se em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o terceiro curso, enquanto o último terá lugar entre 20 de abril a 21 de maio, em Angra do Heroísmo, na Terceira.

Estes cursos visam formar e qualificar nadadores salvadores para prestarem serviços de informação, vigilância, salvamento e prestação de socorro nas zonas balneares costeiras do arquipélago.

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar destacou a importância dos nadadores salvadores para “uma maior segurança dos banhistas que procuram as praias de areia preta, as poças e piscinas de origem vulcânica, aproveitando as temperaturas amenas e as paisagens únicas dos Açores”.

“As zonas balneares vigiadas reforçam a atratividade e a qualidade da oferta de lazer quer a residentes, quer a turistas”, afirmou Filipe Porteiro, acrescentando que constituem também “uma mais valia para a sociedade e para a economia local”.

Os cursos de nadador salvador são uma iniciativa da Escola de Formação de Nadador Salvador Profissional, da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS), em colaboração com a Associação de Nadadores Salvadores dos Açores e com o apoio financeiro do Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar.

A Direção Regional dos Assuntos do Mar, “enquanto entidade pública coordenadora das zonas e águas balneares dos Açores, apoia ativamente estas iniciativas”, sublinhou Filipe Porteiro.

Os cursos de nadador salvador, que têm um custo de 165 euros, serão comparticipados pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, através de apoios que variam entre 35 e 135 euros.

Segundo o Diretor Regional, os apoios concedidos são “proporcionais às necessidades atuais” de nadadores salvadores, sendo que as ilhas onde se regista uma menor capacidade de atrair estes profissionais são aquelas onde os apoios públicos são maiores, como “forma de incentivo”.

“A Direção Regional dos Assuntos do Mar pretende promover zonas balneares seguras em todas as ilhas do arquipélago”, assegurou Filipe Porteiro. 

O Diretor Regional adiantou que se realiza sexta-feira, 7 de fevereiro, das 18h00 às 20h00, na piscina da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, uma sessão prática de demonstração de salvamentos com nadadores salvadores.

Esta sessão, com entrada livre, visa promover a profissão de nadador salvador junto da comunidade, bem como divulgar o curso que vai acontecer na ilha do Faial entre 2 de março e 2 de abril.

Esta sessão é organizada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, em parceria com a Direção Regional do Desporto, através do Serviço de Desporto do Faial, a Capitania do Porto da Horta, o Clube Naval da Horta e a URBHORTA.

Os cursos de formação de nadador salvador destinam-se a maiores de 18 anos que tenham concluído a escolaridade obrigatória.

Para mais informações, os interessados devem consultar a página da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores, no endereço eletrónico www.fepons.org/?fepons=page&pagina_id=20.


Semanário Rádio / GaCS

0 visualização

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now