• semanarioradio

Escola Secundária Manuel de Arriaga avança com o sistema de ensino mais versátil e seguro da Região

O Conselho Executivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga, em resposta a noticias publicadas em alguns Orgãos de Comunicação Social, apresenta um comunicado em que esclarece o alegado atraso da entrada de funcionamento das sessões síncronas, naquela escola.



O Conselho Executivo esclareceu ainda que situação não se verificou apenas nesta escola, mas também noutras escolas da região, em virtude dos constrangimentos que ocorreram na operacionalização da plataforma SGE e que são do conhecimento de pais, alunos e professores.


E que foi devido às situações anómalas que se vieram a verificar com a utilização da plataforma SGE, que a ESMA decidiu adiar o início oficial em pleno das sessões síncronas, com o objetivo de evitar eventuais dificuldades de operacionalização que afetariam a qualidade do trabalho e da comunicação entre professores, alunos e encarregados de educação. Afirmam que o início do 3.º período, todo o trabalho assíncrono foi realizado e deu-se imediatamente início a um processo de implementação de uma alternativa que permitisse a realização das videoconferências de forma segura e eficaz.


Tendo a Escola Secundária Manuel de Arriaga avançado para a plataforma Microsoft Teams, que para além das videoconferencias permite a organização de todo o trabalho assíncrono com os alunos com a disponibilização de tarefas e orientação nos trabalhos a realizar. Esta plataforma permite também disponibilizar aos alunos o acesso a um conjunto de ferramentas grátis da Microsoft, nomeadamente, todas as que integram o Microsoft Office).


O Conselho Executivo expõe que face as circunstâncias atuais é muito importante que os procedimentos que as escolas venham a ter contemplem todas as medidas de segurança no que concerne à proteção de dados de todos os alunos e profissionais do ensino envolvidos, facto pelo qual a DRE tenha disponibilizado as contas Azores.GOV a cada aluno inscrito no ensino da Região Autónoma dos Açores. Deste modo, foram criadas credenciais que permitirão aos alunos aceder em segurança à plataforma Microsoft Teams.


O comunidado da Escola Secundária Manuel de Arriaga termina afirmando que foi a primeira escola da Região Autónoma dos Açores a iniciar as suas aulas síncronas e assíncronas através da plataforma Microsoft Teams, utilizando contas EDU para os alunos, com segurança e eficácia, o que certamente num futuro muito próximo virá a ocorrer com outras escolas dos Açores.


Rádio Azores High / ESMA




236 visualizações

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now