• semanarioradio

Câmara da Horta abate, hoje, palmeira de grandes dimensões devido a risco de queda

A Câmara Municipal da Horta vai proceder, hoje, segunda-feira, ao abate e remoção de um espécime arbóreo localizado no Largo do Infante, que se encontra em eminente risco de queda.


CMHorta (c)


A Phoenix canariensis, comummente conhecida como Palmeira-das-Canárias já apresentava, desde 2016, uma inclinação moderada do tronco no sentido lés-sudeste e um pequeno orifício a 2,2 metros de altura, que veio a agravar-se com a passagem do Furacão Lorenzo.

Nas últimas semanas, as condições atmosféricas registadas, agravaram, sobremaneira, a inclinação do espécime, com notório levantamento de raízes, resultando em perigo eminente de queda.

Depois de uma avaliação realizada quer pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, quer pelo Serviço Florestal do Faial, a Câmara Municipal da Horta desencadeou todos os procedimentos tendo em vista o abate do espécime e sua desclassificação, no âmbito do Regime Jurídico de Proteção e Valorização do Património Cultural Móvel e Imóvel, dado o risco de queda eminente e o perigo para a segurança de pessoas e bens.

A idade do espécime é desconhecida, pertencendo a um conjunto de espécies ali colocadas depois dos estragos provocados pelo temporal de 20 de janeiro de 1898, não sendo, todavia, exemplar raro na ilha do Faial.


Semanário Rádio / CM Horta

17 visualizações

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now