• semanarioradio

Abrem hoje as candidaturas aos incentivos financeiros para aquisição de veículos elétricos

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo revelou que, a partir de hoje, 6 de março, estão disponíveis os incentivos financeiros para aquisição de veículos elétricos no Portal da Energia, com um montante global de meio milhão de euros.

Foi publicada ontem "a Resolução do Conselho de Governo que fixa os apoios para o corrente ano para aquisição de veículos elétricos novos, incluindo automóveis, motociclos e bicicletas, bem como para a aquisição de pontos de carregamento para estes veículos”, salientou Marta Guerreiro, que falava, em Ponta Delgada, na apresentação dos incentivos e do Portal da Energia.



No caso de veículos automóveis ligeiros, para pessoas singulares, o valor de incentivo é fixado em 10% do valor pago, até ao limite de 3.000 euros, passando para 2.000 euros no caso de pessoas coletivas.

Relativamente a motociclos de duas rodas ou ciclomotores, por pessoa singular ou coletiva, o valor é fixado em 20% do valor pago, até ao limite de 400 euros.

Para os triciclos motorizados ou quadriciclos, o limite passa a 750 euros, sendo que, no caso dos velocípedes com motor, o valor é de 250 euros.

Para os pontos de carregamento de veículos elétricos, o apoio é fixado em 50% do valor pago, até ao limite de 500 euros

A Secretária Regional frisou ainda que existem majorações “para aqueles que usufruam de uma tarifa de eletricidade diferenciada no tempo, estimulando que o carregamento das baterias seja efetuado em períodos de vazio, normalmente noturno, quando o custo da energia é mais baixo", mas também para quem tem "residência nas ilhas pertencentes à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO" e para os que "apresentem um comprovativo de abate de uma viatura de combustão interna”.

A titular da pasta da Energia sublinhou ainda “a possibilidade de acumulação dos incentivos" concedidos pelo diploma agora publicado com outros de natureza similar, previstos em iniciativas nacionais, "o que traduz a nossa preocupação em fazer com que os Açorianos consigam maximizar os apoios existentes”.

Para todos os veículos elétricos adquiridos desde 1 de janeiro de 2020, as candidaturas aos incentivos podem ser submetidas até 31 de dezembro através do Portal da Energia - https://portaldaenergia.azores.gov.pt/portal/ - que, segundo a governante, se apresenta renovado, “com especial atenção à comunicação com o cidadão, e que pretende a melhoria do serviço prestado pela Direção Regional da Energia, sobretudo, na forma como torna o acesso à informação mais transparente e facilitado, para que todos possam aceder intuitivamente aos documentos estratégicos e às informações disponíveis”.

A Secretária Regional afirmou ainda que, “em 2019, foram vendidos cerca de 90 veículos elétricos novos nos Açores, mais do que no conjunto dos dois anos anteriores, totalizando já mais de duas centenas”.

“Temos a expetativa de conseguirmos ultrapassar largamente estes números, fruto da aposta decidida do Governo nesta matéria”, frisou Marta Guerreiro, reforçando a adoção de “novas políticas face aos desafios da atualidade”, a implementação de ações e a oferta de “mais condições para que os Açorianos optem por uma mobilidade sustentável, em cada uma das nove ilhas”.

Marta Guerreiro referiu, por um lado, a “rede de pontos de carregamento de acesso público, que vem trazer maior segurança e conforto aos utilizadores de veículos elétricos”, e por outro, os incentivos agora divulgados, através dos quais considerou que será possível “superar as metas definidas, cumprindo os objetivos do PMEA – Plano para a Mobilidade Elétrica nos Açores”.


Semanário Rádio / GaCS

171 visualizações

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now