• semanarioradio

1 de Junho 2020, Dia da Região Autónoma dos Açores


As comemorações oficiais do Dia da Região Autónoma dos Açores vão decorrer, hoje, repartidas pelas cidades da Horta, de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada, num formato adequado aos condicionamentos que derivam do contexto da pandemia da COVID-19 na Região.



ALRAA (c)


Embora os Açores estejam já numa fase de levantamento das restrições que tiveram de ser determinadas por causa da pandemia, existe ainda um conjunto de recomendações e condicionamentos, desde logo no que respeita a agrupamentos de pessoas e às acessibilidades aéreas e marítimas entre as ilhas, que limitam, de forma determinante, a realização das comemorações desse dia no formato em que era habitual as mesmas terem lugar.

Nesse sentido, e por decisão da Assembleia Legislativa e do Governo, este ano, ao invés dos anos anteriores, não se realizará a cerimónia de imposição das Insígnias Honoríficas Açorianas, com a presença de convidados, assim como o convívio das tradicionais sopas do Espírito Santo.


A cerimónia deste ano inicia-se às 11:00 horas, com a intervenção do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, seguindo-se a intervenção da Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís.

A intervenção de Ana Luís será feita a partir da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta, enquanto que Vasco Cordeiro, proferirá a sua intervenção no Palácio de Santana, na cidade de Ponta Delgada. Os Hinos da Região Autónoma dos Açores e Nacional serão interpretados, em Angra do Heroísmo, pelo Coro Tibério Franco – Terra Chã.


Com a colaboração do serviço público de rádio e televisão, as duas intervenções serão transmitidas, em direto, pela RTP/Açores e pela Antena 1/Açores. Os interessados podem também acompanhar, em direto, esta cerimónia evocativa no sítio da internet da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no endereço: http://www.alra.pt/index.php/plenario-on-line


O Dia da Região Autónoma dos Açores foi instituído pela Assembleia Legislativa em 1980. A data, observada em todo o arquipélago como feriado regional, celebra a "afirmação da identidade dos Açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional", consideradas "base e justificação da Autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam".



Rádio Azores High / ALRAA

50 visualizações

© 2019 por NF Criado com Wix.com  . Licenciamento

Logo SPA.gif
  • Facebook Clean Grey
  • mixcloud
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now